MARCAS PÓS-PANDÊMICAS: A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS SOBRE A CAPACIDADE SÓCIO-EMOCIONAL DOS ALUNOS, HOJE

Autores

  • Izabella Rogério de Castro UNIALFA
  • Karina Lopes Monteiro UNIALFA
  • Thiago Sitoni Gonçalves

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, PANDEMIA, SOCIOEMOCIONAL

Referências

ADVENTISTA, Educação. Como a Educação Adventista se reinventou para ensinar durante a pandemia. Jornal da Globo-G1, Curitiba, 08 de dezembro de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/educacao- adventista/noticia/2020/12/08/como-a-educacao-adventista-se-reinventou-para-ensinar-durante- a-pandemia.ghtml. Acesso em: 20 de out. de 2023.

ALVES, R. A alegria de ensinar. 3a ed. São Paulo: Ars Poética, 1994.

BASTOS, R. M. B. O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 802–825, 2017.

BEER, P. O luto da ciência ideal. Psicologia USP. v. 34, s/n., p. 1-9, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/210205/192670. Acesso em 04 nov.2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em: 15 de nov. 2023.

CAMPOS, L; CANAVEZES, S. Introdução à globalização. Lisboa, p.1-166, 2007.

CARVALHO, M; SCHRAM, S. O pensar em Educação em Paulo Freire: Para uma pedagogia de mudanças. Cascavel, p. 1-21, 2015.

CNN Brasil. Setor de tecnologia cresce mais de 60% durante a pandemia. Brasil, 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/setor-de-tecnologia-cresce-mais-de-60- durante-a-pandemia-aponta-estudo/. Acesso em: 10 de jun. de 2023.

CONQUER, Escola. Análise de dados: entenda como ela se aplica à sua carreira. Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://www.sinapromg.com.br/analise-de-dados-entenda-como-ela-se- aplica-a-sua-carreira/ Acesso em 10 out. 2023.

FELIX, R. Como os alunos da rede estadual estudam, e como não estudam, durante a pandemia. Gazeta do povo, 16 de maio de 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/alunos-rede-estadual-parana-pandemia/. Acesso em: 20 de out. de 2023.

FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações

pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, p. 273-291, 2001.

FONSECA, V. Importância das emoções da aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v.33, no 102, 2016.

FRAGA, R. A relação sujeito-objeto em Jean Piaget: uma análise à luz da ontologia do ser social. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, p.98. 2005.

saídas, v. 35,

MARIN, H. M; SILVA, C. T; ANDRADE, E. I, D; BERNARDES, J; FAVA, D. C. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, p. 92-103, 2018.

PALANGANA, I. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Summus, 2015.

PAPALIA, D. E; FELDMAN, R. D. Teoria e pesquisa. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 55-83.

PIAGET, J. Para onde vai à educação? Tradução de Ivete Braga. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

PINTO, M. B; CERQUEIRA, A. S. Reflexões sobre a pandemia da COVID-19 e o capitalismo. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 20, n.1, p. 38-52, jan. / jun. 2020.

Disponível em: https://timelinefy-space- 001.nyc3.digitaloceanspaces.com/files/4/4_XOKIYEOCSTZD9YY7QDQBUIIPQICIPYEM.pdf.

Acesso em: 10 de out. de 2023.

SUA FRANQUIA. Futuro do trabalho. 2022. Disponível em: https://www.suafranquia.com/noticias/mercado/2022/04/futuro-do-trabalho-65-das-criancas-que- estao-no-colegio-primario-irao-trabalhar-em-empregos-que-ainda-nao-existem/. Acesso em: 10 de jun. de 2023.

TELASKA, T. S; MACHADO, A. L.

TREVISO, V. As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a Educação Escolar. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras, Unesp. Araraquara, p. 73. 2013. ZANINELLI, T. Et al. Veteranos, Baby Boomers, Nativos Digitais, Gerações X, Y e Z, Geração Polegar e Geração Alfa: perfil geracional dos atuais e potenciais usuários das bibliotecas universitárias. Brazilian Journal of Information Studies, v.16, s/n, 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-09