Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista científica da Faculdade Alfa Umuarama, recebe apenas textos inéditos, em fluxo contínuo para sua edição anual. Os(as) interessados(as) devem enviar o texto pelo sistema online https://revista.alfaumuarama.edu.br/. Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

Os originais serão submetidos à aprovação nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de especialistas ad hoc e do conselho editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.

Submissão de textos e normas editoriais

Todos os textos submetidos à Revista devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes formatos: Artigo de Pesquisa Científica de base ou aplicada, Artigo de Relato de Experência e Resumo Expandido.

Os autores devem estar cientes das seguintes informações:

  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
  • Quanto às normas de citação e referência, a Revista segue as orientações da ABNT, conforme orientações abaixo. Em caso de necessidade, solicitamos que consulte as orientações de nossa Biblioteca.

TIPOS DE SEÇÕES ACEITAS

A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1) Artigos de pesquisa científica aplicada, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados/Discussão, Conlusão e Referências, com, no máximo, 20 páginas. 

2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados/Discussão, Conlusão e Referências, com, no máximo, 20 páginas. 

3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Resultados e Discussão; Referências, com, no máximo, 20 páginas.

4) Resumo Expandido, resultantes de pesquisa bibliográfica ou pesquisa aplicada, com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados/Discussão, Conlusão e Referências, entre 7 e 10 páginas. 

Estrutura do artigo

TÍTULO: negrito, fonte 14, centralizado

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;). 

Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA; 4 RESULTADOS/DISCUSSÃO; CONCLUSÃO. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al.

Observação:

É obrigatória a utilização do modelo da estrutura indicada. Os trabalhos que não estiverem na estrutura indicada, serão rejeitados.

Instruções para elaboração de referências: A norma adotada é a ABNT em vigência, e as referências devem seguir esse modelo padrão da revista.

Processo de avaliação dos textos:

Os artigos submetidos à Revista são tratados com rigor científico, com avaliação as cegas e por pares, por isso, a importância da não identificação nos textos, para que seja assegurada a imparcialidade. O texto será submetido para dois avaliadores e em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos e resenhas estão sujeitos a três pareceres:

- aceito como está;

- aceito com revisões;

- recusado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • Relevância do objeto
  • Pertinência teórico-metodológica
  • Clareza da argumentação
  • Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos 

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

Artigos

Todos os textos submetidos à Revista devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:

  • Artigo de Relato de Experiência: apresentação da experiência com apresentação de objetivos, metodologia e resultados. Entre 12 e 20 páginas, fonte: Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaço simples entre linhas. 
  • Artigo de pesquisa: apresentação da pesquisa científica aplicada ou de base, com apresentação de objetivos, metodologia e resultados. Entre 12 e 20 páginas, fonte: Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaço simples entre linhas. 

Os autores ao submeterem, devem observar as seguintes informações:

  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
  • Quanto às normas de citação e referência, a Revista segue as orientações da ABNT, conforme orientações abaixo. Em caso de necessidade, solicitamos que consulte as orientações de nossa Biblioteca.
  • Os artigos devem ser postados em duas versões doc. ou docx. Uma versão sem identificação, e outra versão com identificação.
  • Não serão aceitos PDF

TIPOS DE SEÇÕES ACEITAS

A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conlusão e Referências, com, no máximo, 20 páginas. 

2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conlusão e Referências, com, no máximo, 20 páginas. 

3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Humanas, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Resultados e Discussão; Referências, com, no máximo, 15 páginas.

 

Estrutura do artigo:

TÍTULO: negrito, fonte 14, centralizado

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;). 

Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA; 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al.

Observação:

É obrigatória a utilização do modelo da estrutura indicada. Os trabalhos que não estiverem na estrutura indicada, serão rejeitados.

Instruções para elaboração de referências: A norma adotada é a ABNT em vigência, e as referências devem seguir esse modelo padrão da revista.

 

ISNN 2675-0228

Resumo Expandido

Serão aceitos resumos expandidos, entre 7 e 10 páginas, no mesmo modelo de template da seção Artigo.

Dossiê Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho Chamada para submissão

Dossiê Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho
Chamada para submissão de Artigos completos ou Resumos Expandidos
Período de Submissão: 02/05 à 31/05 de 2023
Avaliação dos textos: até 16/06 de 2023
Publicação na Revista Scientia Alpha 17/07 de 2023

Resumo: Discutir as temáticas de Direitos Humanos, das Organizações e do Mundo do Trabalho é fundamental em qualquer período histórico, tendo em vista as contradições que se cristalizam no modelo de sociedade em que vivemos, sendo este a capitalista. As relações muitas vezes acabam sofrendo com as intempestividades e as crises geradas nesta sociedade para a perpetuação da classe hegemônica no poder. Por isso, serão aceitos trabalhos que contemplem a temática solicitada, desde que em uma visão crítica em relação à perspectiva teórica e dentro dos princípios e fundamentos dos Direitos Humanos na legislação brasileira.

Coordenação do Dossiê:
Me. Lais Bueno Tonin
Me. Thiago Silva Prado

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