TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE UMUARAMA - PR
Palavras-chave:
Ensino de História local, Educação, Tecnologias, Recursos didáticos tecnológicosReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental. Brasília, MEC/SEF. (1997)
CARDOSO, Cássia Regina Soares. O Processo de Ocupação do Noroeste Paranaense nas Décadas de 1950 e 1960. Projeto (Plano de Desenvolvimento da
Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p.29. 2
CARDOSO, Paulo André. Mapa da colonização da região de Umuarama. Dia a Dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> Acesso em: 24
de setembro de 2023.
CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades.
Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 272-292, 2018.
SILVA, Luís Carlos Borges da. A importância do estudo de história regional e local no ensino fundamental. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Conhecimento
histórico e diálogo social. 2013, Natal - RN.
GERMINARI, Geyso; BUCZENKO, Gerson. História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, n. 2, p. 125-
, 2012.
LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n.
, 2015.
SOUSA, Antonio Joel Marinho de; ROSSI, Cláudia Maria Soares. a utilização de tics na educação: uso de aplicativos educacionais na produção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem uma abordagem bibliográfica. Revista Foco
(Interdisciplinary Studies Journal), v. 16, n. 6, 2023.
MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. Salto para o
Futuro, v. 204, p. 63-91, 2005.
PALFREY, John; GASSER, Urs;. Nascidos na era digital: entendendo a primeira
geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon (MCB
University Press, Vol. 9 No. 5, p. 1-6, 2001.
UNESCO, 2023. Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 29 de outubro
de 2023.
TAMANINI, Paulo Augusto; SOUZA, Maria do Socorro. As tecnologias digitais no ensino de história no Brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Revista
Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 141-158, 2018.