TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE UMUARAMA - PR

Autores

  • Ana Carolina Vignoto Silva UNIALFA
  • Bianca Vitória Vignoto UNIALFA
  • Gabrieu de Queiros Souza UNIALFA

Palavras-chave:

Ensino de História local, Educação, Tecnologias, Recursos didáticos tecnológicos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino

Fundamental. Brasília, MEC/SEF. (1997)

CARDOSO, Cássia Regina Soares. O Processo de Ocupação do Noroeste Paranaense nas Décadas de 1950 e 1960. Projeto (Plano de Desenvolvimento da

Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p.29. 2

CARDOSO, Paulo André. Mapa da colonização da região de Umuarama. Dia a Dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> Acesso em: 24

de setembro de 2023.

CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades.

Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 272-292, 2018.

SILVA, Luís Carlos Borges da. A importância do estudo de história regional e local no ensino fundamental. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Conhecimento

histórico e diálogo social. 2013, Natal - RN.

GERMINARI, Geyso; BUCZENKO, Gerson. História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica. História & Ensino, v. 18, n. 2, p. 125-

, 2012.

LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n.

, 2015.

SOUSA, Antonio Joel Marinho de; ROSSI, Cláudia Maria Soares. a utilização de tics na educação: uso de aplicativos educacionais na produção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem uma abordagem bibliográfica. Revista Foco

(Interdisciplinary Studies Journal), v. 16, n. 6, 2023.

MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. Salto para o

Futuro, v. 204, p. 63-91, 2005.

PALFREY, John; GASSER, Urs;. Nascidos na era digital: entendendo a primeira

geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon (MCB

University Press, Vol. 9 No. 5, p. 1-6, 2001.

UNESCO, 2023. Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 29 de outubro

de 2023.

TAMANINI, Paulo Augusto; SOUZA, Maria do Socorro. As tecnologias digitais no ensino de história no Brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Revista

Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 141-158, 2018.

Downloads

Publicado

2024-04-09