Os desafios da implementação de boas práticas para o professor de apoio na educação infantil com alunos TEA
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Professor de apoio, Anamnese, Formação continuadaReferências
ASSOCIATION, American Psychiatric (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais: DSM-5. Estados Unidos: Artmed Editora, 2014, 992.
BRASIL. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=Estabelece%20as%20diretrize s%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2 %BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta% C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 14 de novembro de 2023.
BRASIL. LEI No 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12764.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2012.764%2C%20DE%2027%20 DE%20DEZEMBRO%20DE%202012.&text=Institui%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacion al%20de,11%20de%20dezembro%20de%201990. Acesso em 14 de novembro 2023.
BRASIL. LEI No 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Brasília, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 14 de novembro de 2023.
CABRAL, C. S. FALCKE, D. MARIN, A. H. Relação Família-Escola-Criança com Transtorno do Espectro Autista: Percepção de Pais e Professoras. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v.27, e0156, p.493-508, 2021.
CAMARGO, S P; BOSA, C A. Competência social, inclusão escolar e autismo: Um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Rio Grande do Sul, v.28, n.3, p.315-32, junho de 2012.
FERREIRA, S. H. A., BARRERA, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. PSico, Porto Alegre, v. 41, n. 4, pp. 462-472, out./dez. 2010.
PESSOA, R. M., MELO, U., LIMA, J.
Luto pelo filho idealizado: pais de crianças com
TEA, Revista eletrônica Estácio Recife, Recife, Vol. 7 – N° 02 - Março, 2022.
PROENÇA, M, F, R. FILHO, M, M. SANTOS, C, C, T. RODRIGUES, T, P, R, R. CANGUSSU, D, D, D. SOUTO, O, B. A tecnologia assistiva aplicada aos casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Revista Eletrônica Acervo Saúde,
Vol.Sup.31, e541, S/P, outubro, 2019.
SERRA, Dayse. Autismo, Família e Inclusão. Polêmica Revista Eletrônica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 40 – 56, janeiro/março 2010.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Salamanca, 1994.