A EVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Palavras-chave:
recrutamento, seleção, competênciasResumo
O processo de recrutamento e seleção faz parte das operações do dia a dia das organizações, pois, ao longo dos meses, há a necessidade de contratar mão de obra, devido às constantes mudanças e imprevistos a que a empresa está sujeita, como solicitações para demissões, demissões, promoções, entre outros, que fazem com que determinado setor fique prejudicado e seja necessário abrir um processo de recrutamento e seleção para preencher a posição disponível. As hipóteses iniciais eram de que essa ferramenta é importante na avaliação de um possível candidato, uma vez que pode ser mais assertivo, sendo uma ferramenta para reduzir os custos gerados por processos ineficientes de recrutamento e seleção. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar o crescimento desta ferramenta no processo de recrutamento e seleção ao longo dos anos, analisando conceitos primários e o avanço de tal prática dentro das organizações. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico do crescimento desta ferramenta no processo de recrutamento e seleção ao longo dos anos. Utilizou-se para analisar esta ferramenta o apoio de autores como Fidelis e Banov (2007), Marras (2009), Rabaglio (2014) entre outros. Destacou-se neste estudo a importância de um processo de recrutamento e seleção focado em competências, pois ao utilizar essa ferramenta no processo, o mesmo tende a ser mais assertivo, podendo selecionar a pessoa que melhor se ajusta à posição disponível, evitando assim a rotatividade de pessoal e reduzindo os custos com este processo.
Referências
CARBONE, P. P. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. 1. ed 11. reimpressão São Paulo: Atlas, 2013.
FERREIRA, F. S.; VARGAS, E. C. A importância do processo de recrutamento e seleção de pessoas no contexto empresarial. Revista Estação Científica. Macapá, v. 4, n. 2, p. 21-39, jul.-dez. 2014.
FIDELIS, G. J.; BANOV, M. R. Gestão de recursos humanos: tradicional e estratégica. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2009.
PIERRY, F. Seleção por competências: o processo de identificação de competências individuais para recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal. São Paulo: Vetor, 2006.
PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 7. ed. São Paulo: LTR, 2014.
RABAGLIO, M. O. Gestão por competências: ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.