OS 5 SENTIDOS: O PODER DE DECISÃO DE COMPRA POR MEIO DO MARKETING SENSORIAL

Autores

  • Ana Paula Oliveira Becker Alvarenga Faculdade Tecnológica Alfa de Umuarama
  • Geysianne Vizenfad Borges Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Karina Falkowski Ribeiro Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Kelly Magalhães de Jesus dos Santos Centro Universitário Metropolitano de Maringá - UNIFAMMA
  • Nathany Cristine Lopes Mansanari
  • Rafaela Domingos

Palavras-chave:

Marketing Sensorial, Memórias Afetivas, Decisão de Compras

Resumo

O presente trabalho pretende explorar os estímulos sensoriais que influenciam a decisão de compra do consumidor e como o marketing sensorial, se bem utilizado, pode ser uma estratégia eficiente para contribuir com as organizações de forma a influenciar o consumidor no momento de suas escolhas, bem como fidelizá-los, gerando um vínculo do consumidor com a marca, estimulando as memórias afetivas que criam valores para os bens ou serviços, proporcionando uma lembrança ou sensação positiva ao aderir o produto/serviço no seu cotidiano, e com isso, possibilitando uma experiência de consumo marcante, afim de fazer com que a busca por tais produtos seja mais do que somente quando necessário, uma vez que os consumidores buscam vivenciar experiência que lhe remetem coisas boas.

Referências

BATTISTELLA, N., COLOMBO, J. R., & Abreu, K. C. K. (2010). A IMPORTÂNCIA DA COR NAS EMBALAGENS COMO FATOR INFLUENCIADOR NO MOMENTO DA COMPRA. Biblioteca online de ciências da comunicação, 2020.

BRAGA, M. INFLUÊNCIA DA MÚSICA AMBIENTE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. v. 6, p. 05-12, 2012.

DALMARCO, Denise. GESTÃO DE MARKETING E BANDUNG. Editora Senac, São Paulo/SP. 2019.

CROCCO, Luciano; TELLES, Renato; GIOIA, Ricardo Marcelo. FUNDAMENTOS DE MARKETING: CONCEITOS BÁSICOS. Editora Saraiva. 1° Edição. São Paulo/SP. 2013

FARIA, Sergio E.; BARUCHI, Sandra R. S. OS 4 P, OS 4 C S E OS 4 A S DO MARKETING APLICADOS À GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMO FERRAMENTAS PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS. In: SEGET 2009 - 13 V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2009, Rio de Janeiro.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO. 2006.

HALAT, Ângela. GESTÃO DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Editora SENAC. São Paulo/SP. 2018.

HESKETH, Jose Luiz e COSTA, Maria T.P.M. - CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIDA DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO, 1980. Rio de Janeiro.

LEE, Nancy R; KOTLER, Philip. MARKETING SOCIAL: INFLUENCIANDO COMPORTAMENTO PARA O BEM. Editora Saraiva. São Paulo/SP. 2016.

MARKETING SENSORIAL: COMO ATRAIR CLIENTES COM CINCO SENTIDOS. Terra Empresas 2020, Disponível em: https://www.terraempresas.com.br/blog/marketing-sensorial/?cdConvenio=CVTR00001947. Acesso em: 27 junho 2023.

ODA, Emi Lucy. A INFLUÊNCIA DO NEU ROMARKETING NO ENTENDIMENTO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NA ÁREA DA COMUNICAÇÃO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. São Paulo. 2013.

OLIVEIRA, Joana Roque. CRIAÇÃO DE UMA MARCA MULTISSENSORIAL - iloah beachwear. IADE-U. Lisboa. 2015. Disponível em: https://biblioteca.lisboa.ipam.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=30125&q=Joana%20Roque%20Oliveira. Acesso em: 28 de junho de 2023.

O QUE É MARKETING SENSORIAL? USE OS 5 SENTIDOS NA SUA LOJA. Listenx, 11 maio 2020. Disponível em: https://listenx.com.br/blog/afinal-o-que-e-marketing-sensorial/ Acesso em: 23 junho 2023.

PINTO, Francisca W.; SILVERIO, Marta; LUCAS, Maria R. O EMPREENDEDOR E MARKETING SENSORIAL NAS MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS. O CASO DA RESTAURAÇÃO. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/25186. Acesso em: 21 de junho de 2023.

RALLO, Rafael. TIPOGRAFIA: COMO USAR UM DOS PILARES DO DESIGN GRÁFICO A SEU FAVOR. 2018. Disponível em < https://rockcontent.com/blog/tipografia/>. Acesso em: 25 de junho de 2023.

REZ, Rafael. MARKETING: O GUIA COMPLETO 2017. Disponivel em: https://novaescolademarketing.com.br/o-que-e-marketing-conceito-e-definicoes/. Acesso em: 26 de junho de 2023.

RIBEIRO, Andressa D.; LIMA, Gisele M.; GHISLENI Taís S. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NAS EMPRESAS. Revista eletrônica Disc. Scientia Série: Artes, Letras e Comunicação, S. Maria, v. 7, n. 1, p. 97-106, 2006. Disponível em:https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/705/654. Acesso em: 25 de junho de 2023.

ROCHA, Marcos; TREVISAN, Nanci. COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=FnCwDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT11&dq=comunica%C3%A7%C3%A3o+integrada+de+marketing&ots=2Zooo_kftB&sig=Aivj-EQLnM3FrPRY0v2n73Msi5A#v=onepage&q=comunica%C3%A7%C3%A3o%20integrada%20de%20marketing&f=false. Acesso em: 25 de junho de 2023.

RUDOLPH, Thomas D. PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: ELABORAÇÃO DO PLANO PARA O GRUPO DE RAP MOKADOS CREW. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão Parcial de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico Departamento De Ciências Da Administração, Florianópolis, 2019.

SILVA, Edson Coutinho. COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DO UNIFATEA – RAF, p. 28, jul./dez., 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edson-Da-Silva-2/publication/312654167_Comunicacao_Integrada_de_Marketing_Principios_e_Aplicacoes/links/58877f1f4585150dde50256c/Comunicacao-Integrada-de-Marketing-Principios-e-Aplicacoes.pdf Acesso em: 28 de junho de 2023.

VIALLE, Cibele F. da C. O MARKETING SENSORIAL COMO ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA. UFPR. Curitiba, 2011.

EXEMPLOS QUE MOSTRAM PORQUE USAR O MARKETING SENSORIAL NO SEU NEGÓCIO. Equipe IBC, 2 out. 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/3-exemplos-que-mostram-porque-usar-o-marketing-sensorial-no-seu-negocio/. Acesso em: 27 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Dossiê Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho Chamada para submissão