GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: CASOS DO BRASIL, CANADÁ E PORTUGAL

Autores

  • Laís Bueno Tonin
  • Wainer Cancian Unicesumar
  • Ana Cláudia Chiarato
  • Luana Colosio Unicesumar

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Setor Público, Práticas de Gestão

Resumo

O presente estudo é uma discussão teórica acerca da gestão do conhecimento (GC) em três contextos distintos: Brasil, Canadá e Portugal. O objetivo deste trabalho é apresentar o atual cenário da GC no setor público dos três países supracitados, evidenciando o reconhecimento dos processos de GC, a implementação, a institucionalização da GC como prática das organizações e como estes aspectos se manifestam – ou não são manifestados – na perspectiva destes três países. Referente ao panorama brasileiro, é apresentado o caso da ANAC/SAR, para ilustrar uma eficiente aplicação de GC no Brasil; no contexto de Portugal apresenta-se uma investigação sobre o reconhecimento dos processos de GC em câmaras municipais, e por fim, apresenta-se a Gestão do Conhecimento no setor público Canadense: alguns fatores de sucesso.

Referências

BATISTA, Fábio Ferreira. Casos Reais De Implantação Do Modelo De Gestão Do Conhecimento Para A Administração Pública Brasileira. Capítulo 1. IPEA. Brasília, 2014.

CARDOSO, L. Gestão do conhecimento e competitividade organizacional: um modelo estrutural. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 13, n. 2, p. 191-211, 2007.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in the Public Sector: Some Canadian success factors. Disponível em ipea.gov.br > acesso em 26 jun de 2017.

TH DAVENPORT, L PRUSAK . Working knowledge: How organizations manage what they know.1998

DOROW, Patricia Fernanda; CALLE, Guillermo Antonio Dávilla; RADOS, Gregorio Jean Varvakis. Ciclo de conhecimento como gerador de valor: Uma proposta integradora. Espacios. vol. 36. n. 12. 2015. 12p.

DRUCKER, Peter F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993. L FAHEY, L PRUSAK. The eleven deadliest sins of knowledge

management. California management review, 1998.

NONAKA & TAKEUCHI. The knowledge-creating company: How

Japanese companies create the dynamics of innovation. 1995

PAIS, Leonor. A Gestão do Conhecimento na Administração Pública Portuguesa: a teoria, a prática e as lições aprendidas. In: BATISTA, Fábio Ferreira. Experiências internacionais de implementação da gestão do conhecimento no setor público. Rio de Janeiro : Ipea, 2016.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 31. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos [a], ROMANOWSKI, Joana Paulin [b]. “Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas [I] Review studies: conceptual and methodological implications [A]. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014

Downloads

Publicado

2021-04-27