GESTÃO DO TEMPO NA PERSPECTIVIA DOS ACADÊMICOS DE MARKETING DA UNIALFA-UNIVERSIDADE ALFA DE UMUARAMA

Autores

  • Luciana Abbade Faculdade Alfa de Umuarama
  • [email protected]
  • Douglas André Roesler
  • Giovana Goretti Feijó de Almeida

Palavras-chave:

acadêmicos, indicadores, gestão do tempo, marketing, tempo

Resumo

O presente estudo, buscou entender o perfil dos acadêmicos de Marketing da UNIALFA - Universidade Alfa de Umuarama com relação a gestão do tempo, ou seja, como esses acadêmicos administram seu tempo, seja no âmbito pessoal, profissional ou acadêmico. Para isso, foram realizadas duas pesquisas: a primeira, em formato de teste, com o título “teste sua habilidade de gerenciar o tempo”; e a segunda, foi formulada utilizando um questionário com 16 indicadores, que permitiu ao acadêmico fazer uma reflexão de seus pontos fortes e pontos a melhorar no que tange o assunto em pauta. Foram convidados a participar da pesquisa 41 participantes, sendo que, 33 responderam o teste e analisaram os indicadores considerando peso e relevância. Desses indicadores, 3 sobressaíram: procrastinação, excesso de informação e incapacidade de dizer não. A partir dessa análise, sugeriu, como contribuição, colocar nas grades curriculares da Universidade, os assuntos em questão, objetivando maximizar o resultado no aprendizado dos acadêmicos.

Palavras chaves: acadêmicos, indicadores, gestão do tempo, tempo.

Referências

ALMEIDA, Marcelo de. Organize seu tempo: soluções práticas para conquistar o sucesso com qualidade de vida. Editora DCL – Difusão Cultural do Livro / Instituto Marcelo de Almeida, 2006.

BARBOSA, C. A tríade do tempo. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2011.

BECKER, Howard S. Observação social e estudos sociais. Métodos e pesquisas em Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BLISS, E. C. Como conseguir que as coisas sejam feitas: o abc da administração do Tempo. [tradução de Eugênia Loureiro]. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.

COVEY, S. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. [tradução de Celso Nogueira]. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Objetiva, 2012

FERREIRA, AB de H. et al. Dicionário da língua portuguesa. 1986.

FERRARI, José R.; JOHNSON, Judith L.; MCCOWN, William G. Procrastinação e evitação de tarefas: teoria, pesquisa e tratamento. Springer Science & Business Media, 1995.

FLORES, Gilberto Timm et al. Gestão do tempo como contribuição ao planejamento estratégico pessoal. 2011.

JESUS, Silvio. FIA - Business School - Gestão do tempo: o que é produtividade e estratégia. 24 de out. 2018. Disponivel em: https://fia.com.br/blog/gestao-do-tempo/. Acessado em 08 de jun. 2022.

KÖNIG, Cornelius J.; KLEINMANN, Martin. Problemas de gerenciamento de tempo e utilidade com desconto. The Journal of Psychology, v. 141, n. 3, pág. 321-334, 2007.

LIMA, Maria do Carmo Ferreira; JESUS, Simone Batista. Administração do tempo: um estudo sobre a gestão eficaz do tempo como ferramenta para o aumento da produtividade e work life balance. Revista de Gestão e Secretariado, v. 2, n. 2, p. 121-144, 2011.

PACOLA, Luiz Walter. Aula de graduação da Disciplina Gestão Empresarial – Curso de Marketing – UNIALFA – Faculdade Alfa de Umuarama. Umuarama: 2022.

PUCPR, 2020 – Procrastinar: o que é, causas e como parar a procrastinação. Disponível em: https://ead.pucpr.br/blog/procrastinar. Acessado em 05 de jul. 2022.

RIBEIRO, Sandro Neto. Administração do tempo: aprenda a fazer do seu tempo seu maior parceiro. 2008.

SOUZA, Fabiana Pereira de. Tempo e transcendência: a definição do conceito de tempo a partir da filosofia moral de Santo Agostinho. Salão de Iniciação Científica (20: 2008 out. 20-24: Porto Alegre, RS). Livro de resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

TEAM ASANA. Matriz de Eisenhower: como priorizar os seus afazeres. 22 de outubro de 2021. Disponível em: https://asana.com/pt/resources/eisenhower-matrix?gclid=CjwKCAjwt7SWBhAnEiwAx8ZLatW5VBFBDDVVIwn8LM5j-TIiMFOg-J2lveA3orvM8LIxVy2QTyoezxoCrzsQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds. Acessado em 12 de jul. 2022.

TERADA, Youki. Como ajudar os alunos a deixar a procrastinação de lado. 28 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://porvir.org/como-ajudar-os-alunos-a-deixar-a-procrastinacao-de-lado/. Acessado em 23 de jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-30