O O ENSINO EXPLORATÓRIO DE ESTATÍSTICA NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ricardo Camargo UniAlfa
  • JOSY GRACA
  • Joice Krominski Graça
  • Viviane Krominski Graça de Souza

Palavras-chave:

Ensino Exploratório, Estatística, Graduação em Administração

Resumo

O ensino da estatística é fundamental para a formação de administradores, visto que esse profissional trabalhará na resolução de problemas no seu cotidiano, e para isso poderá contar com ferramentas para análise e interpretação de dados históricos. Dessa forma, esse trabalho abordou a perspectiva do Ensino Exploratório de Estatística na graduação em Administração, com a possibilidade de discutir métodos para facilitar o processo de aprendizagem em Estatística aos futuros bacharéis. Teve como objetivo descrever o processo de ensino/aprendizagem em Estatística na graduação de Administração por meio do método de Ensino Exploratório, através de uma revisão bibliográfica sobre o que já foi discutido sobre o tema. 

Referências

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, v. 115, p. 11-17, 2011.

CORDEIRO, RA; SILVA, AB DA. Os estilos de aprendizagem o desempenho dos estudantes de finanças? Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 2, pág. 243–261, 23 de agosto de 2012.

CYRINO, M. C. C.; OLIVEIRA, H. M. Ensino exploratório e casos multimídia na formação de professores que ensinam Matemática. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática: elaboração e perspectivas. p.19-32, 2016.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de vídeos de aula na promoção de reflexões sobre o ensino exploratório de Estatística em uma comunidade de professores. Quadrante, v. 26, n. 1, p.145-169, 2017.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Medidas de tendência central e o ensino exploratório de Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, p. 166-191, 2015

FERNANDES, J. A.; SOUZA, M. V.; RIBEIRO, S. A. O ensino de Estatística no ensino básico e secundário: um estudo exploratório. Actas do Encontro Nacional de Probabilidades e Estatística na Escola. p. 165-193. Braga, 2004.

GIULIANI, AC Perfil Profissiográfico dos Egressos do Programa de Mestrado Profissional em Administração de uma Instituição de Ensino do Interior do Estado de São Paulo. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 1, pág. 94-108, 2010.

LOPES, C. E. Educação Estatística no curso de licenciatura em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática v. 27, n.47, p. 901-915, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=154111-pces438-20-1&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09/01/2021.

MANTOVANI, D. M. N.; VIANA, A. B. N.; GOUVÊA, M. A. Ensino de Estatística aplicada à Administração a distância: um estudo empírico. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 31, n. 1, p. 89-110, 2010.

MORAIS, D. A. M.; STURION, L.; REIS, M. C. Um estudo exploratório da educação básica sobre o ensino de Estatística e o uso de tecnologias midiáticas. Ensino da Matemática em

Debate, v. 4, n. 2, p. 61-86, 2017.

NASCIMENTO, R. Qual a importância de implementar a análise de dados para o crescimento do seu negócio, disponível em: http://marketingpordados.com/analise-de-dados/qual-importancia-implementar-analise-dados-para-crescimento-negocio/#:~:text=Melhor%20aproveitamento%20das%20tend%C3%AAncias%20do,para%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20de%20seu%20neg%C3%B3cio. Acesso em: 02 jan 2021.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, n. 22, v. 2, p. 19-53, 2013.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M.; Parreira, F. J., & Shitsuka, R. Metodologia da pesquisa científica, 2018. UFSM. Disponível em: https://repositorio. ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica. pdf.

PONTE, J. P. Gestão Curricular em matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2005. p. 11- 34.

SANTOS, L. Estatística ainda é pouco explorada na ADM. CFA, 2020. Disponível em: https://cfa.org.br/estatistica-ainda-e-pouco-explorada-na-adm/

Downloads

Publicado

2022-09-30

Edição

Seção

Resumo Expandido