USUÁRIO, O ELO MAIS FRACO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Fabio Benedito de Souza UniALFA Faculdade de Umuarama

Palavras-chave:

Usuario, Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Segurança de Dados, Politica de Segurança

Resumo

Atualmente a tecnologia alterou e vem alterando a forma de administração nas organizações, com esta evolução da tecnologia na economia mundial as empresas passaram a dar valor e importância à informação, sendo considerada hoje como um dos principais bens da organização. Com o uso da internet, tornou-se um desafio filtrar e garantir a segurança de todas essas informações. Apesar do aumento das preocupações das organizações com a Segurança da Informação, vemos que somente os investimentos em mecanismos para o controle de informações isoladamente, podem não ser eficazes. É necessário um conjunto, em camadas, que deve ser implementados, como Firewalls, Antivírus, níveis e restrições de acesso a sistemas e arquivos, AntiSpam, backups, além de um Programa de Segurança da Informação, capaz de instruir e conscientizar toda a equipe de colaboradores da organização sobre a importância das informações, sua manipulação e do papel de cada um com a Segurança da Informação. Pois muitas vezes o papel do usuário na Segurança da Informação é negligenciando. O presente artigo fez uso de estudos bibliográficos para analisar os elementos que afetam a Segurança da Informação nas organizações brasileiras, para demostrar a importância da disseminação do assunto entre todos e a elaboração de Políticas Internas de Segurança da Informação, que demonstrem a conduta esperada pela Organização em relação aos cuidados com a informação e às medidas mais adequadas para sua proteção, também, as consequências e punições quando da falta de uso das medidas recomendadas.

Biografia do Autor

Fabio Benedito de Souza, UniALFA Faculdade de Umuarama

Com quase vinte anos de experiência na Area de Tecnologia de Informação com conhecimentos nas áreas de liderança, servidores, storage, redes, backup, firewall, compras de equipamentos e suporte.

Referências

COMO fortalecer os 5 pilares da segurança da informação nas empresas, 2021, Disponível em: <https://www.gat.digital/blog/5-pilares-da-seguranca-da-informacao>. Acesso em: 30 mai. 2022.

ENGENHARIA social – Definição. 2021 Disponível em: <https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-social-engineering>. Acesso em: 16 jun. 2022.

KLETTENBERG, Josiane Klettenberg. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Um estudo sobre o uso da engenharia social para obter informações sigilosas de usuários de Instituições Bancárias. 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172575/343623.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 08 jul. 2022.

MARCIANO, João Luiz Marciano e LIMA-MARQUES, Mamede Lima-Marques. O enfoque social da segurança da informação. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/L8CqcznptmQK3jyqGqNpWMQ/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 08 jul. 2022.

MITNICK, Kevin D.; SIMON, William L. Mitnick: A Arte de Enganar. São Paulo: Pearson Makron Books, 2003.

PEIXOTO, Mário C. P. P. Engenharia Social e Segurança da Informação na Gestão Corporativa. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

SÊMOLA, M. GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – UMA VISÃO EXECUTIVA - 2 ed. São Paulo: Elsevier, 2014.

SILVA, Lino Sarlo da Silva. Mantendo em lugar seguro suas provas e contraprovas digitais. 13 de Agosto de 2003. Disponível em: <http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20030813.php>. Acesso em: 30 mai. 2022.

SILVA, Heide Miranda da Silva. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, Disponível: <http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_dados_info_conhec.htm>. Acesso em: 26 maio 2022.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006.

Downloads

Publicado

2022-09-30