INSTRUMENTO DE APLICAÇÃO GAMIFICADO EM SALA DE AULA
##article.subject##:
educação, Gamificação, Metodologia##article.abstract##
O presente artigo pretende discorrer sobre atividades gamificadas em sala de aula e busca apresentar algumas soluções práticas para o uso dos professores em seu cotidiano junto aos seus alunos. O problema deste texto ora apresentado, então, consiste no desenvolvimento de um modelo para aplicação deste tipo de atividades gamificadas com alunos preferencialmente da educação superior. Seu principal objetivo é a construção deste instrumento e este foi feito a partir da metodologia de pesquisa aplicada, uma vez que toda a parte de design e layout da ferramenta proposta foi efetivamente construído ao longo deste artigo, e pode ser replicado por outros pesquisadores ou professores interessados. A principal conclusão deste artigo é a própria criação do instrumento, que pode ser reproduzido de forma impressa ou digital. Para o desenvolvimento deste texto, foi feita uma breve contextualização do que seria gamificação e quais os principais pensadores e definições sobre o tema, preparando o leitor para a criação do instrumento. Logo em seguida, buscou-se neste trabalho a criação de um instrumento dividido em seis etapas a partir dos conceitos previamente definidos para ajudar o professor em sua prática ao mesmo tempo que pretende avançar na pesquisa específica de novas metodologias e práticas a serem utilizadas em sala de aula.Referências
ALVES, Marcia Maria; TEIXEIRA, Oscar. Gamificação e Objetos de Aprendizagem: elementos da gamificação no design de objetos de aprendizagem. In: Gamificação na Educação. Pimenta Cultural, São Paulo, 2014.
DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKE, L. From game design elements to gamefulness: defining gamification. In: PROCEEDINGS OF THE 15th INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTRECK CONFERENCE, 2011, p. 9-15, Tampere
FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
KAPP, Karl. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.
LEE, Joey J.; HAMMER, Jessica. Gamification in Education: What, How, Why LEE, Joey J.; HAMMER, Jessica. Gamification in Education: What, How, Why Bother?. Academic Exchange Quarterly, 2011. Disponível em <http://www.gamifyingeducation.org/files/Lee-Hammer-AEQ-2011.pdf>. Acesso em: maio / 2016.
MARCZEWSKI, Andrzej. Gamification: A Simple Introduction & a Bit More. Kindle edition, 2013.
NAVARRO, Gabrielle. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. 2013. Disponível em: < http://200.144.182.130/celacc/sites/default/files/media/tcc/578-1589-1-PB.pdf> Acesso em: novembro de 2019.
SCHMITZ, Birgit; KLEMKE, Roland; SPECHT, Marcus. Effects of mobile gaming patterns on learning outcomes: a literature review. In: Journal Technology Enhanced Learning, 2012.
SHELDON, Lee. The Multiplayer Classroom: Designing Coursework as a Game. Boston, MA: Cengage Learning, 2012.
VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. MJV Press: Rio de Janeiro, 2013.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design. O’Reilly, 2011.