O MEIO DE COMUNICAÇÃO REVISTA: A EXPRESSÃO PUBLICITÁRIA EM UMUARAMA

Autores

Palavras-chave:

Meio de comunicação impressa, Revista, Mídia regional, Publicidade, Umuarama/PR

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar os lançamentos de revistas impressas  produzidas em Umuarama/PR, no período de 2010 a 2018, focalizando características históricas e publicitárias desse meio de comunicação no mercado local e regional. Essa construção se deu por meio de um levantamento realizado em acervos públicos e institucionais, sendo o primeiro, uma compilação de revistas impressas já editadas e, em seguida, conjuntamente com informações obtidas por intermédio dos idealizadores e produtores dessas revistas. Acerca das características históricas da produção de revistas, tem-se em evidência uma trajetória demarcada a partir de uma pesquisa anterior, realizada por Nascimento e Oliva (2011), expondo a primeira revista veiculada nesta cidade, no ano 1965, até aquelas em circulação no ano de 2010. Portanto, este trabalho lança-se em primeiro momento para a articulação de conceitos acerca do objeto de pesquisa (revista) e, a partir disso, esboça-se um breve percurso histórico demarcado por esse veículo da mídia. Em seguida, delineia-se o perfil das revistas veiculadas no período acima destacado, a fim de verificar as características publicitárias e seus impactos no mercado regional.

Biografia do Autor

Thiago Sitoni, UNIOESTE

Formado em Psicologia pela Universidade Paranaense (2020) e mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Sônia Maria Moro do Nascimento, PUC/SP

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Ca´tólica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Metodologia de Ensino pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (FAFIL).

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Publicado

2022-09-30