SOUL: BUSCANDO SUA ESSÊNCIA PARA O FUTURO PROFISSIONAL

Autores

  • Cinthia Caciéle Matusaiki Unialfa
  • Cintia de Jesus de Souza Unasp
  • Mariana Mani Moura

Palavras-chave:

Flexquest, Estratégias de Ensino, Aprendência, tecnologia Educacional

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência acerca da utilização da plataforma FlexQuest como ferramenta estratégica de ensino, mediadora na aprendizagem do aluno e norteadora na construção do conhecimento, visando o protagonismo no contexto escolar. O projeto foi desenvolvido com alunos do ensino médio, que teve como objetivo desenvolver competências e habilidades para que os alunos possam criar possiblidades mercadológicas de trabalho e refletir, bem como, vivenviar situações práticas que encontrarão na vida e no mundo do trabalho. Por meio da interação com o tema apresentado na plataforma os alunos contextualizaram o conteúdo através dos casos, minicasos, questionamentos e transferência do conhecimento contextualizado. A partir desta proposta de trabalho podemos considerar os contributos positivos e de extrema relevância na formação desses alunos acerca do conteúdo e por meio do uso da ferramenta tecnológica como diferencial onde os alunos e docente interagiram em todo processo de forma significativa.

Referências

ABRAMO, H. W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. 1997. Revista Brasileira de Educação, 5-6, 25-36.

https://scholar.google.com/scholar_lookup?title=Considera%C3%A7%C3%B5es+sobre+a+tematiza%C3%A7%C3%A3o+social+da+juventude+no+Brasil&author=Abramo+H.+W.&publication_year=1997&journal=Revista+Brasileira+de+Educa%C3%A7%C3%A3o&volume=5-6&pages=25-36

ALENCAR, M. M. T. Transformações econômicas e sociais no Brasil dos anos 1990 e seu impacto no âmbito da família. In M. A. Sales, M. C. Matos, & M. C. Leal (Orgs.), Política social, família e juventude: uma questão de direitos (2ª ed.). São Paulo: Cortez.2006,

https://scholar.google.com/scholar_lookup?title=Transforma%C3%A7%C3%B5es+econ%C3%B4micas+e+sociais+no+Brasil+dos+anos+1990+e+seu+impacto+no+%C3%A2mbito+da+fam%C3%ADlia+Pol%C3%ADtica+social,+fam%C3%ADlia+e+juventude:+uma+quest%C3%A3o+de+direitos&author=Alencar+M.+M.+T.Sales+M.+A&author=Matos+M.+C&author=Leal+M.+C&publicati on_year=2006

ALMEIDA, M. E. G. G., & Pinho, L. V. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação educacional. Revista Psicologia Clínica, 173-184. vol. 20, n.2, Rio de Janeiro, 2008.

BIRMAN, J. Tatuando o desamparo: a juventude na atualidade. In: CARDOSO, M. R. (org.). Adolescentes. (pp. 25-43). São Paulo: Escuta, 2006.

BITTENCOURT, A. S., & Albino, J. P. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 205–214, 2017.https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433

BRANCO, M. Juventude e trabalho: desafios e perspectivas para as políticas públicas. In H. Abramo & P. P. M. Branco (Orgs.), Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional (pp. 129-148). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

CAMPOS, B. Jovens talentos querem mais que oportunidades de trabalho. BEECORP. 2016.

https://beecorp.com.br/blog/jovens-talentos-querem-qualidade-de-vida

CORTELLA,M. S. Ainda dá!: a força da persistência. São Paulo: Planeta do Brasil, 144p, 2019.

SOUZA, F.N.; Leão, M. B.; Moreira, A. Elementos estruturadores uma WebQuest Flexível (FlexQuest). In: CARVALHO, A. A. A. (Org.) Actas do Encontro sobre WebQuest. Braga: CIEd, p. 223-228, 2006.

SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In H. Abramo & P. P. M. Branco (Orgs.), Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional (pp. 87-128). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

https://scholar.google.com/scholar_lookup?title=Algumas+reflex%C3%B5es+e+muitas+indaga%C3%A7%C3%B5es+sobre+as+rela%C3%A7%C3%B5es+entre+juventude+e+escola+no+Brasil+Retratos+da+juventude+brasileira:+an%C3%A1lises+de+uma+pesquisa+nacional&author=Sposito+M.+P.Abramo+H&author=Branco+P.+P.+M&publication_year=2005&pages=87128http://www.hipermeios.com.br/website/noticias/show.asp?nwsCode=32D41E3611C8-17B0-AFBC-410D43918A8C

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/a-importancia-do-planejamento-e-gestao-de-carreira/

https://www.ebiografia.com/walt_disney/#:~:text=Walt%20Disney%20(1901% 2D1966),foi%20um%20empres%C3%A1rio%20norte%2Damericano.&text=Criou%20o%20maior%20est%C3%BAdio%20de,5%20de%20dezembro%20de%201901. (Biografia Walt Disney)

https://www.youtube.com/watch?v=gdGM4JOKGY8 (criando sonhos Walt Disney)

https://www.algar.com.br/praticas-e-tendencias/praticas-e-tendencias-inspire- fundo-6-licoes-de-empreendedorismo-de-walt-disney/

(Lições de empreendedorismo de Walt Disney)

https://www.youtube.com/watch?v=60oqqsyk2ks&t=2s

(Walt Disney: Criatividade para empreender, falhar e insistir)

https://revistapegn.globo.com/Colunistas/Marcelo-Nakagawa/noticia/2013/08/licoes-de-walt-disney-para-transformar-sonhos- em-realidade.html

(As lições de vida de Walt Disney)

https://www.youtube.com/watch?v=gdGM4JOKGY8&t=2s

(Criando sonhos, vídeo motivacional Walt Disney)

http://biografias.netsaber.com.br/biografia-397/biografia-de-bill-gates

(Biografia Bill Gates)

https://www.youtube.com/watch?v=yOCjrGevsdo

(O Código Bill Gates – trailler oficial)

https://www.ebiografia.com/ben_carson/ (Biografia Ben Carson)

https://www.youtube.com/watch?v=M3ASQrLF5BI (Motivação – Ben Carson)

https://www.youtube.com/watch?v=qgsoNwyIl0g&t=1s

(7 lições para alcançar o sucesso – Ben Carson)

https://www.youtube.com/watch?v=LsH3kv2RWqQ

(Ben Carson e o movimento negro)

https://www.ebiografia.com/fundadores_google/

(Biografia de Larry Page e Sergey Brin)

https://www.youtube.com/watch?v=iMgp54WbHxc

(A origem do Google)

Downloads

Publicado

2022-09-30