JORNAL DO UMUARAMINHA: FONTE DE ANÁLISE HISTÓRCIA E LÚDICO-PEDAGÓGICA.

Autores

  • Murilo Rebecchi

Palavras-chave:

Eucação, Literatura, Umuarama, História, Regional

Resumo

O personagem “umuaraminha” foi criado no ano de 1986 pelo cartunista Marcos Vaz e elevado a símbolo de Umuarama por intermédio da Lei Orgânica do município de Umuarama, no ano de 1990. O personagem faz parte de uma turma com vários outros personagens com a relevância lúdico-educacional, com temas ligados a cidadania, ä educação e afins. Destarte, temos por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da representação que o referido material produz em relação ao cotidiano do personagem da obra. Para refletir a respeito do material foram utilizados alguns exemplares do material distribuído no corrente ano, além de buscar junto do idealizador da referida produção as motivações quando da criação e da elaboração de alguns eixos temáticos propostos para a partir deste levantamento tecermos algumas considerações do ponto de vista da historiografia e m torno da representação do indígena.  Sem pretensão de questionar a produção artística, a razão desta discussão reside no campo do ensino da História e da educação indígena nas escolas da rede pública municipal de Umuarama, Paraná, outrossim apresentaremos neste trabalho conceitos e representações da cultura indígena no imaginário escolar com vistas a interpretação ponto de vista da história regional, uma vez que o personagem se apresenta como um indígena que interage em alguns seguimentos do cotidiano.  

Referências

GONÇALVES, José Henrique Rollo. (Org.) Maringá e o Norte do Paraná. Maringá: EDUEM, 1999. p. 21-50.

HOBSBAWM, Eric. A história de baixo para cima. In: Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 216-231.

IBGE/BIBLIOTECA disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/ acesso em dezembro de 2010.

IBGE/BIBLIOTECA disponível em htpp://biblioteca.ibge.gov.br/ acessado em julho de 2013.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MOTA, Lúcio Tadeu; NOELLI, Francisco Silva. Exploração e guerra de conquista dos territórios indígenas nos vales dos rios Tibagi, Ivaí e Piquiri. IN: DIAS, Reginaldo Benedito;

PARANÁ. Departamento de Terras e Colonização. Exploração da região noroeste do Estado do Paraná entre os rios Ivai, Paraná e Paranapanema e Tibagy. Curitiba, 1933.

REBECCHI, Murilo. Literatura nas escolas municipais de Umuarama: A Revista “umuaraminha”. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, UEM. Maringá, 2014.

SCHÜLER, Donaldo. Heráclito e seu (Dis)Curso. Porto Alegre: L&Pm, 2000.

UMUARAMINHA – Símbolo Oficial de Umuarama (2014) disponível em: http://www.umuaraminha.com.br acesso em fevereiro de 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Resumo Expandido