AS REFORMAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO: CONJECTURAS HISTÓRICAS
Palavras-chave:
educação, alfabetização, reformas pedagógicas.Resumo
O presente texto apresenta as conjecturas históricas que circundaram as reformas pedagógicas brasileiras no campo da alfabetização, a partir das implicações do modo como a sociedade se organizou para atender à demanda de formação em cada contexto histórico. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica qualitativa mapeou as principais problemáticas colocadas em destaque ao longo da história da escola pública brasileira e desvelou que indagações sobre o que é alfabetização, para que alfabetiza, quais os conteúdos trabalhados na alfabetização e como se alfabetizar foram realizadas sobre diferentes ópticas e respondidas por estudiosos e legisladores de cada época de diferentes maneiras, com a função social de atender às demandas econômicas, sociais e políticas vigentes.
Palavras-chave: educação, alfabetização, reformas pedagógicas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador PNAIC 2017. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.159, p.3862, jan./mar. 2016.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNESP: CONPED, 2000.
SHIMAZAKI, Elsa Midori. MENEGASSI, Renilson José. O formador de professores de Língua Portuguesa do PNAIC e as alterações em suas práticas Profissionais. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 199-213, jan./abr. 2016. <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa> Acesso: 12 de jul. 2021.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever.1ª ed. São Paulo: Contexto, 2021.