ARTES CÊNICAS COMO ELEMENTOS DIFERENCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Victor Vinicius Biazon

Palavras-chave:

Professor, Caracterização, Cenografia, EAD

Resumo

O papel do docente não se limita apenas à construção do conhecimento formal, mas relaciona-se também às formas de agir, de entender, compreender e ser. Tendo em vista a evolução na forma como o processo de ensino aprendizagem se faz e que o eixo pedagógico da Ead se baseia na interatividade, o presente estudo objetivou relatar observações a partir de práticas cenográficas e de caracterização docente aplicadas no ensino a distância visando avaliar contribuição dessas no engajamento do aluno. A partir de descritivos e seleção amostral de práticas executadas por um docente da Educação a distância do Centro Universitário de Maringá ao longo do ano letivo de 2018 em cursos de graduação de bacharelado e tecnologia nos quais a caracterização e apresentação de elementos cenográficos faziam sentido dentro do conteúdo, contexto das disciplinas e/ou ao público desses cursos. Foi possível perceber que a utilização de elementos e contextos da arte enquanto ferramenta de construção do imagético gera contentamento e engajamento docente e pode aprimorar o fazer docente.

Referências

BORGES, Fabrícia Teixeira. A professora que vemos nos filmes: construção identitária e significados da docência. Cad. CEDES, Campinas, v. 32, n. 88, p. 303-317, Dez. 2012.

COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância: Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174984/2/eBook_Metodologia_do_Ensino_a_Distancia-Ci%C3%AAncias_Contabeis_UFBA.pdf> Acesso em: 30 out 2020.

FARIA, Alessandra Ancona; ALBANO, Ana Angélica Medeiros. Figurino docente. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 61, p. 82-102, ago. 2015.

HAIR Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

PALONGAN, Elisângela Conceição Vieira. No palco e na coxia: revelando a encenação teatral como metodologia para desenvolvimento da aprendizagem organizacional/ Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Cognição Imaginativa. Pós: Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 96 - 104, novembro, 2013.

RAMOS, Ana Carolina. Ser e não ser: a caracterização cênica como instrumento de criação. A minha, a sua, a nossa pesquisa. Caderno de Registro Macu (pesquisa). edição nº 10 - i semestre - 2017.

SERRONI, José Carlos. Cenografia Brasileira: notas de um cenógrafo. São Paulo: SENAC, 2013.

SILVA, Ana Luiza Palhano Campos. A Cenografia na Sala de Aula: Apontamentos para uma prática Pedagógica no Ensino Fundamental. Revista Moringa, v.6, n.2, p. 95-108, jul.-dez. 2015.

STANISLAVSKI, C. A preparação do ator (34a ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-22