EVASÃO E ABONDONO NO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS EAD EM UMA INSTITUÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Lais Bueno

Palavras-chave:

Educação, Educação a Distância, Evasão, Abandono, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo apresenta a diferença entre os termos abandono e evasão, com o objetivo na descoberta dos principais motivos apontados pelos alunos do curso de Letras Português Inglês, ofertado pela UAB, através de uma IES pública estadual. Elencamos trezes possíveis motivos que levam os alunos ao abandono do Ensino Superior, e os fatores são embasados na bibliografia de Botelho (2009) com a participação de treze alunos considerados em situação de abandono. A conclusão nos leva a uma reflexão sobre os motivos apresentados pelos alunos e a compreensão sobre as exigências da modalidade de educação a distância, bem como a dedicação de tempo e compromisso, por meio de aprendizagem autônoma.

Referências

BOTELHO, Rosana Ulhôa Organizadora. Desafios à trajetória profissional dos jovens brasileiros. 2014. cap 2. p. 73-114.

COELHO, M. L. A evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via internet. Minas Gerias: UFMG, 2002.

UAB. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. disponível em: 2012.http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=11 acesso em 18, dezembro, 2012.

ABED. Censo EAD.br 2009. disponível em:

http://www.abed.org.br/censoead/CensoEaDbr0809_portugues.pdf acesso em: 19, dezembro, 2012.

UEM. Comissão Central de Vestibular Unificado. Disponível em: http://www.vestibular.uem.br/2011-V/ead_estatisticas.html Acesso em: 19, dezembro, 2012.

UEM. Comissão Central de Vestibular Unificado UEM. Disponível em: http://www.vestibular.uem.br/2011-V/898a.htm acesso em: 19, dezembro, 2012.

Downloads

Publicado

2021-07-22