CONTROLADORIA EMPRESARIAL ESTRATÉGICA

uma abordagem gerencial

Autores

  • Vanderlei Sampaio Faculdade Alfa
  • Fabrizio Meller-da-Silva UEM

Palavras-chave:

Controladoria, Estratégia, Abordagem Gerencial.

Resumo

Resumo: Este estudo através de uma abordagem gerencial, tem como objetivo analisar e compreender diversos aspectos relacionados a controladoria estratégica e suas praticidades no cenário atual, apresentando os conceitos da controladoria, a sua participação efetiva nas organizações em face aos novos desafios da atualidade. Dentro desse contexto a controladoria tem se tornado uma ferramenta de grande importância para todo segmento organizacional, principalmente pela prática de controle e registro de todas as operações realizadas pelas organizações em decorrência de suas atividades. Entende-se que um estudo nesta área irá cada vez mais contribuir para o processo de otimização, a eficácia e melhores praticidades nas organizações. Assim, o controle organizacional pode ser entendido como o departamento responsável pelo projeto e elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma organização. Através dessa pesquisa bibliográfica a controladoria estratégica apresenta-se como uma ferramenta gerencial de grande relevância dentro do segmento empresarial, principalmente na gestão estratégica e na escolha do melhor rumo a ser seguido pela empresa. Assim, a controladoria estratégica busca prover a organização de um controle efetivo, onde as origens e saídas de cada ingresso de recursos são conhecidas. Visa a maximizando os lucros, através do controle dos recursos, promovendo a eficácia organizacional, fornecendo informações adequadas e oportunas aos gestores facultando-lhes a tomada de decisão. Nesse cenário, através desse estudo constatou-se a importância da controladoria estratégica como instrumento de controle e gerenciamento das atividades, podendo oferecer vantagens competitivas e grandes contribuições para as organizações, estabelecendo a estruturação do planejamento estratégico, controlando e registrando todas as operações realizadas pela organização e ainda, administrando racionalmente o planejamento orçamentário, além de promover uma gestão organizacional de alto controle.

 

 PALAVRAS-CHAVE: Controladoria, Estratégia, Abordagem Gerencial.

Referências

ANDREWS K.R., Concepto de estrategia de la empresa. Barcelona: Navarra,1977.

BEUREN, Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 3° edição, 2006.

CERVO, AMADO L. BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5ª ed. Ed. Pretice Hall. São Paulo. 2007.

BEUREN, Ilse Maria. O papel da controladoria no processo de gestão. In: SCHIMIDT, Paulo (organizador). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade. Brasília: Conselho federal de coantabilidade, 2000.

FREIRE, Adriano. Estratégia: sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas implementação. São Paulo: Atlas, 1995.

OLIVEIRA, Martins Luiz. Controladoria Estratégica: São paulo: Atlas, 5ª Ed. 2009.

PADOVEZE, Clovis Luiz. Controladoria Estratégica e Operacional Conceitos, Estrutura, Aplicação. São Paulo: Editora Thompson, 2003, 595 p.

PELEIAS, Ivam Ricardo. Falando sobre controle interno. IOB – Informações Objetivas –Temática Contábil e Balanços, Bol. 09/99, mar. 2002.

PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho

Downloads

Publicado

2021-07-22