CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA E A ALIENAÇÃO DIGITAL
Palavras-chave:
Capitalismo de vigilância, Bigtechs, Tecnologias DigitaisResumo
O presente artigo aborda de forma introdutória a relação entre o atual estágio do capitalismo, evidenciando a organização dos grandes detentores dos meios de produção com a acumulação potencializada por meio das plataformas digitais, em especial as redes sociais, tão utilizadas ao redor do mundo. Para isso, a pesquisa foi delineada por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, amparando-se em uma leitura crítica, no intuito de apresentar como as bigtechs podem beneficiar-se a partir do acesso dos indivíduos na rede mundial de computadores, oferecendo a partir de suas características e perfil de acesso, produtos e serviços por meio de propagandas impulsionadas, as quais são direcionadas mediante algoritmos previamente definidos, potencializando o endividamento da grande massa da população e a acumulação de mais capital para as corporações que agem nos bastidores. Trata-se ainda dos resultados da iniciação científica da autora do material, realizada durante o ano de 2024 na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA. Notou-se por meio dos levantamentos que as relações mediadas pela internet podem ser grandes ferramentas para dominação das massas e enriquecimento de uma pequena parcela da população.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, João; ALVES, Pedro. O Capital e a Exploração Digital. São Paulo: Editora Exemplo, 2004.
CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa. São Paulo: Vozes, 2017.
LIMA, Carlos. A Alienação no Ciberespaço: o controle digital dos comportamentos. Rio de Janeiro: Editora Futuro, 2006.
MEIRELES, L. Dinâmicas do poder no capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2021.
PÁTARO, Carolina Ribeiro; OLIVA, Diego Coletti. Construindo a pesquisa: métodos, técnicas e práticas em sociologia. 2. ed. Curitiba, PR: Intersaberes, 2023.
PEREIRA, Tanielly Carla; PRADO, Thiago Silva. Percurso histórico da industrialização com foco nas relações humanas no trabalho. Dossiê Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho. Revista Scientia Alpha. v. 1 n. 1 (2023).
SANTOS, Maria. Big Techs e o Poder Informacional: Um Estudo sobre a Ascensão Digital. São Paulo: Editora Tecnologia, 2001.
SOUZA, Carla Cristina de; PRADO, Thiago Silva. A psicologia organizacional no cenário da pandemia no brasil. Dossiê Direitos Humanos, Organizações e Mundo do Trabalho. Revista Scientia Alpha. v. 1 n. 1 (2023).