A RELAÇÃO ENTRE A VULNERABILIDADE SOCIAL E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR
PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR
Palavras-chave:
Vulnerabilidade psicopedagogia dificuldade de aprendizagemResumo
O presente resumo expandido fala sobre a relaxa existente entre as vulnerabilidades e o que isso pode trazer de dificuldades no aprendizado dos alunos sob a ótica da psicopedagogia institucionais escolar.se
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria
Nacional de Assistência Social. Norma operacional básica. Sistema único de
assistência social – SUAS. BRASÍLIA: Julho de 2005.
FONSECA, V. Introdução as dificuldades de Aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre:
Editora Artmed, 1995.
GRIGORENKO, Elena L. STERNBERG, Robert J. Crianças Rotuladas-O que é
Necessário Saber sobre as Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed,
JOHNSON, D.; MYKLEBUST, H. R. Distúrbios de Aprendizagem. 3. ed. São Paulo:
Pioneira, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e
criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PRATI, Laíssa Eschiletti; COUTO, Maria Clara P. de P.; KOLLER; Sílvia Helena.
Famílias em Vulnerabilidade Social: Rastreamento de Termos Utilizados por
Terapeutas de Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Porto Alegre, v.25, n.3, p. 403-
, mar. 2009.
ROHREGGER, Roberto. Metodologia da Pesquisa Teológica. Curitiba. Contentus,
SILVA, Algéria Varela. Vulnerabilidade Social e suas Consequências: O Contexto
Educacional da Juventude na Região Metropolitana de Natal.
In: Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007. Maceió. Disponível em
>www.cchla.ufrn.br/rmnatal/artigo/artigo16.pdf < Acesso em: 21 de maio de 2024.
VASCONCELOS, Maria Goreth da Silva. Políticas Públicas e atendimento
educacional: o papel da Casa Mamãe Margarida junto a crianças e adolescentes em
situação de acolhimento e vulnerabilidade social. 2015. vi. 171 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Amazonas,
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989