SUPORTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS DISLÉXICAS NO PERÍODO ESCOLAR

Autores

  • Francieli Jorge dos Santos Leonardi UniAlfa
  • Aline Barros dos Santos
  • Hyasmin Santos Azevedo
  • Thiago Silva Prado

Palavras-chave:

Dislexia, Práticas pedagógicas, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta as práticas pedagógicas existentes conhecidas e utilizadas para suporte de crianças disléxicas no contexto escolar. Tendo como objetivo geral identificar de forma bibliográfica, relatos que apontem o conhecimento da comunidade escolar sobre as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para o suporte de crianças com dislexia matriculadas na educação básica no Brasil. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, através de pesquisa bibliográfica foi possível analisar por meio de relatos, estudos de caso, experiências que foram evidenciadas nos espaços escolares e identificar quais as práticas e estratégias pedagógicas adotadas são passíveis de serem implementadas na rede de ensino. O presente trabalho, busca contribuir com novas pesquisas para a área acadêmica, elencando os principais autores Borba e Braggio (2016) e Ianhez e Nico (2002) que corroboram com a temática, trazendo informações sobre as estratégias pedagógicas que podem ser praticadas por profissionais da educação básica, bem como aspectos relacionados em como as famílias podem lidar com esse transtorno, visando auxiliar no cotidiano da aprendizagem e do desenvolvimento. Compreende-se que a escola deve criar estratégias pedagógicas para acolher e atender alunos com dislexia implantando método multissensorial, consciência fonológica e tecnologia educacional.

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Publicado

2025-05-08