DO SILÊNCIO À EXPRESSÃO: UMA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA SURDEZ

DO SILÊNCIO À EXPRESSÃO: UMA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA SURDEZ

Autores

Palavras-chave:

Surdez, Teoria Histórico-Cultural, Educação Bilíngue, Libras, Inclusão.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica da surdez a partir de uma perspectiva histórico-cultural, fundamentada em pesquisas bibliográficas e estudos aplicados. Partindo das contribuições de teóricos como Vygotsky e Bakhtin, discute-se como a construção social e cultural da surdez influencia a identidade e a subjetividade de indivíduos surdos. Ao deslocar o foco da deficiência para a diferença linguística e cultural, a surdez é compreendida como uma experiência única mediada pela Língua de Sinais e por práticas educativas inclusivas. A pesquisa enfatiza o papel central da linguagem como mediadora do desenvolvimento humano, destacando como a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) promove a expressão plena das potencialidades cognitivas e sociais dos sujeitos surdos. São abordados também os desafios históricos e contemporâneos enfrentados pela comunidade surda, incluindo a luta por reconhecimento, acessibilidade e direitos linguísticos. Os resultados da análise sugerem que a inclusão efetiva requer não apenas políticas públicas robustas, mas também uma ressignificação da surdez na sociedade contemporânea. Nesse sentido, propõe-se uma pedagogia bilíngue e multicultural que valorize a diversidade como elemento transformador na educação e na convivência social. Conclui-se que uma abordagem histórico-cultural da surdez contribui para uma compreensão mais ampla e humana das dinâmicas de inclusão e exclusão, promovendo o empoderamento da comunidade surda e ampliando as possibilidades de comunicação e interação na sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Maringá (UEM).Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí (UNESPAR) e Graduando em Letras/Libras no Centro Universitário Unifatecie. Pesquisador científico de Grupos de Pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Avaliador ad hoc de produções científicas para publicação em periódicos e apresentação em eventos. Docente da Língua de Sinais - LIBRAS; convidado integrante do Grupo de Pesquisa sobre Minorias, Grupos Vulneráveis e Povos Tradicionais do Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento Sustentável do Centro Universitário Facvest - Unifacvest. Desenvolve pesquisas sobre temas que se interseccionam à educação, à deficiência auditiva e à dignidade humana, com foco na inclusão, por meio da educação e respeito à diversidade, abrangendo as temáticas: O aluno surdo no mestrado e doutorado, inclusão de grupos vulneráveis, minorias e comunidade surda. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Neurociência e Libras. E-mail: [email protected]

Referências

BAKHTIN, M. M. A Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.

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Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Resumo Expandido