A FUNÇÃO DO NEUROMARKETING NO JORNALISMO ONLINE NEUROMARKETING PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM CONTEÚDO ATRATIVO NO JORNALISMO DIGITAL REGIONAL?

Autores

  • Luiz Fernando Machado Delgado
  • Renata Raposo Schaphauser Gomes

Palavras-chave:

Criação de Conteúdo, Jornalismo digital, Neuromarketing

Resumo

O presente artigo traz ferramentas do Neuromarketing visando construir um conteúdo de maior releva?ncia para os leitores do jornalismo digital regional. A pesquisa surge da necessidade de conhecer o comportamento do leitor dentro da internet e desta forma, aplicar os conhecimentos do Neuromarketing para ajudar o jornalista a construir um conteúdo atrativo e que gere um elo entre o jornal e o internauta. Por meio de pesquisa quantitativa foram construi?das duas personas e dos seus anseios os autores traçaram a lógica de consumo de tais personagens fictícios. O que fica claro com a conclusão do artigo é o que jornalista hoje precisa ir além dos seus estudos de jornalismo e buscar apoio na psicologia, neurociência e demais ciências do ser humano para construir um conteúdo atrativo e de qualidade.

Referências

ANTONIOLI, M. E. ; MESSEDER, C. A. (Org.) ; ASSIS, F. (Org.) . Desafios do

Jornalismo: novas demandas e formação profissional. 1. ed. Curitiba: Aporis, 2014.

GONÇALVES, Lilian S. Neuromarketing aplicado a redação publicitária: descubra como atingir a mente de seu consumidor. São Paulo: Novatec Editora, 3a reimpressão 2013 – Ebook. F.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0. As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 3a reimpressão. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

LIMEIRA, Tania. M. Vidigal. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo : verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro : HarperCollins Brasil, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

O`CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à programação neurolinguística. 2. ed São Paulo: Summus Editorial, 1990.

MACLEAN, Paul D. The Triune Brain in Evolution. Role in Paleocerebral Functions. New York: Plenum, 1990.

VENDAMAIS: Neurovendas: 6 princípios da neurociência que ajudarão você a fechar mais negócios. Disponível em: https://www.vendamais.com.br/neurovendas-6-principios- da-neurociencia-que-ajudarao-voce-fechar-mais-negocios/, acessado em: 08 de dezembro 2018.

REUTERS, Institute. OXFORD, Universidade: Digital News Report 2017. site: http://www.digitalnewsreport.org/survey/2017/. PDF: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/Digital%20News%20Report%202 017%20web_0.pdf, acessado em: 05 de novembro 2018.

PODER 360: Jornais e revistas: circulação impressa e digital tem queda no 1o semestre: https://www.poder360.com.br/midia/jornais-e-revistas-circulacao-impressa-e- digital-tem-queda-no-1-semestre/, acessado em: 05 de novembro 2018.

ROCK CONTENT: Marketing de Conteúdo – Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto: https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/ , acessado em: 05 de novembro 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-27