O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Cassia Natieli Cardoso Lima Uningá
  • Tiago Faquineti de Aragão Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Eduardo Pintinha

Palavras-chave:

Ações em Saúde, Mutidisciplinaridade, Serviço de Saúde

Resumo

A educação é um fenômeno social, com relações políticas, econômicas, científicas e culturais, e a saúde segue o mesmo contexto. Uma das áreas poucos exploradas pelo pedagogo é a educação em saúde, assim, justifica-se este trabalho devido a este profissional ter por base de estudo a prática educativa em múltiplos espaços. Como objetivo, tem-se a proposta de inclusão do pedagogo como profissional da educação em saúde. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica em artigos, livros e materiais técnicos disponíveis em meio digital ou não. A educação em saúde tem influência social e cultural, sendo atualmente executada por profissionais de saúde, que possuem uma bagagem mais técnica na transmissão da informação. O pedagogo por ser um profissional da educação, contribui com a interlocução e a prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem, já que sua base formativa é focada nos mais diversos públicos e na assimilação dos conceitos. Conclui-se que o pedagogo apesar de não estar presente na educação em saúde formalmente, é importante que este esteja pois ele pode desenvolver ações e atividades focadas em cada público-alvo, diversificando o modelo tradicional adotado.

Referências

AQUINO, S. L.; SARAIVA, A. C. L. C.; BRAÚNA, R. C. A. Representações sociais da atuação do pedagogo na saúde: saberes envolvidos e experiências compartilhadas. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 3, 2012. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/578. Acesso em: 17 fev. 2024.

BEZERRA, I. M. P.; SORPRESO, I. C. E. Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca de reorientação de práticas. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 26, n. 1, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0104-12822016000100002&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 16 fev. 2024.

BISPO, L. L. S. F. O pedagogo e a educação permanente em saúde: um estudo sobre sua atuação. 67f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

BOEHS; A. E.; MONTICELLI, M.; WOSNY, A. M.; HEIDEMANN, B. S.; GRISOTTI, M. A interface necesária entre enfermagem, educação em saúde e o conceito de cultura. Revista Texto e Contexto Enfermagme, v. 16, n. 2, jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/3JGcGtQ5ycRPmcvz7MkVCMc/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.

DIAS, É.; PINTO, F. C. F. Educação e Sociedade. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 104, jul./set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/. Acesso em: 14 fev. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. 1 ed. Barueri: Atlas, 2021.

GODOI, E. V.; SANTOS, J. R. Educação em saúde: o uso do círculo de cultura como estratégia comunicativa no processo de adolescer. In: Educação as principais abordagens dessa área. São José dos Pinhais: SEVEN, 2023.

LOPES, C. R.; DALMOLIN, I. S.; DURAND, M. K.; RUMOR, P. C. F.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; KOCH, C. Educação e cultura em saúde à luz de Paulo Freire. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 11, n. 12, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/25338/25362. Acesso em: 17 fev. 2024.

LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MOREIRA, T. C.; ARCARI, J. M.; COUTINHO, A. O. R.; DIMER, J. F.; STEFFENS, D. Saúde coletiva. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

PINO, C.; BECKER, B.; SCHER, C. R.; MOURA, T. H. M. Educação em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

REGO, A. M. X. Educação: concepções e modalidades. Scientia Cum Industria, v. 6, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323107399_EDUCACAO_conceitos_finalidades_e_modalidades. Acesso em: 14 fev. 2024.

SCHAFRANSKI, M. D. A educação e as transformações da sociedade. Ciências, Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguagem, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, dez. 2005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/humanas/article/download/550/549/0. Acesso em: 14 fev. 2024.

SORDI, José Osvaldo de. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Downloads

Publicado

2024-08-27