Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa <p>A Revista científica da Faculdade Alfa Umuarama é uma publicação eletrônica multidisciplinar, que visa contribuir para a divulgação de pesquisas e estudos realizados por autores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras, que visem colaborar para o desenvolvimento do conhecimento científico em diversos campos do saber, tal como, ciências sociais, sociais aplicadas, humanas, educação, ciência jurídica, tecnologia da informação e áreas afins. O processo de submissão é de fluxo contínuo, e serão aceitos artigos de Pesquisa Científica de base ou aplicada, Relatos de Experiência, e Resumos Expandidos, inéditos em língua portuguesa, inglês e espanhol, que se enquadrem nos critérios de originalidade e padrões de qualidade acadêmica. Os trabalhos serão avaliados pelo conselho editorial que atua na revisão em pares.</p> <p>Estudantes podem submeter trabalhos se forem acompanhados de professores orientadores, mestres ou doutores.</p> pt-BR [email protected] (Laís Bueno Tonin) [email protected] (Anderson Mine Fernandes) Thu, 08 May 2025 10:05:27 -0300 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AÇÕES ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA ADAPTAÇÃO À PANDEMICA COVID-19 - REGIÃO DE UMUARAMA, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/145 <p>O objetivo deste trabalho consiste em entender e sugerir ações às micro e pequenas empresas na região de Umuarama, para se adaptarem aos males promovidos pela COVID-19, pandemia que vem afetando as empresas no mundo e, por conseguinte, a região de Umuarama, Estado do Paraná. Para a metodologia da pesquisa se utilizou da pesquisa bibliográfica baseada em tendências nos campos de gestão das empresas, comportamento das pessoas e hábitos de consumo, bem como em ações que possam evitar falências e até mesmo auxiliar na promoção do desenvolvimento das empresas. Neste contexto, para que haja efetividade no processo de gestão, propõe-se a utilização do guia de Macro Tendências 2020 -2021, elaborado pelo SEBRAE/PR. Esse guia tem um conjunto de informações adaptáveis às micro e pequenas empresas e está disponível no site do SEBRAE/PR, gratuitamente, o que vem a favorecer o pequeno empresário empreendedor a evitar gastos com ferramentas de gestão.</p> <p>&nbsp;</p> Luiz Walter Luiz Walter Pacola, Luciana Ferraz Abbade Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/145 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 SUPORTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS DISLÉXICAS NO PERÍODO ESCOLAR https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/137 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta as práticas pedagógicas existentes conhecidas e utilizadas para suporte de crianças disléxicas no contexto escolar. Tendo como objetivo geral identificar de forma bibliográfica, relatos que apontem o conhecimento da comunidade escolar sobre as práticas pedagógicas que podem ser implementadas para o suporte de crianças com dislexia matriculadas na educação básica no Brasil. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, através de pesquisa bibliográfica foi possível analisar por meio de relatos, estudos de caso, experiências que foram evidenciadas nos espaços escolares e identificar quais as práticas e estratégias pedagógicas adotadas são passíveis de serem implementadas na rede de ensino. O presente trabalho, busca contribuir com novas pesquisas para a área acadêmica, elencando os principais autores Borba e Braggio (2016) e Ianhez e Nico (2002) que corroboram com a temática, trazendo informações sobre as estratégias pedagógicas que podem ser praticadas por profissionais da educação básica, bem como aspectos relacionados em como as famílias podem lidar com esse transtorno, visando auxiliar no cotidiano da aprendizagem e do desenvolvimento. Compreende-se que a escola deve criar estratégias pedagógicas para acolher e atender alunos com dislexia implantando método multissensorial, consciência fonológica e tecnologia educacional.</span></p> Francieli Jorge dos Santos Leonardi, Aline Barros dos Santos, Hyasmin Santos Azevedo, Thiago Silva Prado Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/137 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 PROCESSOS EDUCATIVOS E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO TIK TOK https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/146 <p>Este artigo analisa os desafios e as oportunidades que os processos educativos enfrentam, com um foco específico no impacto das redes sociais, como é o caso do TikTok, na formação crítica dos estudantes. Através de uma abordagem bibliográfica e analítica, o estudo discute como a educação pode incorporar as experiências e vivências dos estudantes dentro do TikTok como uma ferramenta pedagógica eficaz. A proposta é explorar a maneira como essa rede social pode ser usada para promover o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e reflexivas nos jovens, além de abordar questões relevantes relacionadas à cultura digital, que é cada vez mais presente no cotidiano dos estudantes. Conclui-se que, ao integrar essas tecnologias de forma consciente e planejada no processo de ensino-aprendizagem, é possível potencializar o processo de aprendizagem e preparar os jovens para os desafios de uma sociedade interconectada, digital e em constante evolução. Essa transformação pode contribuir para uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada com as necessidades e realidades dos estudantes.</p> Julio Rodrigues de Oliveira, Debora Raitz Silva Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/146 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 O USO DA INTERNET E PLATAFORMAS DIGITAIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA, UMA ANÁLISE SOB À LUZ DA TIC KIDS ONLINE BRASIL (2024) https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/144 <p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar o contexto do uso das redes sociais digitais por crianças e adolescentes que presenciam o crescimento das <em>fake news</em> e a transformação constante das mídias digitais, que podem impactar no pensamento crítico e na relação de segurança em ambiente online, além de colaborar para compreensão da importância do letramento digital e leitura crítica dos meios de comunicação em tempos de desinformação.</p> <p>&nbsp;</p> Lais Bueno Tonin Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/144 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 ANÁLISE DA TERCERIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO PESSOAL PARA A TOMADA DE DECISÃO MAIS VANTAJOSA: UMA ANÁLISE DE MÚLTIPLOS ESTUDOS DE CASO https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/142 <p>O presente estudo analisa a terceirização de serviços contábeis em empresas de pequeno e médio porte, visando compreender as práticas e experiências organizacionais relacionadas a essa estratégia. A escolha da terceirização é justificada pela necessidade de otimizar recursos e permitir que as empresas foquem em suas competências principais. A pesquisa utiliza um enfoque qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e profissionais de contabilidade de duas empresas, uma que optou pela terceirização e outra que mantém o departamento pessoal internamente. Os resultados evidenciam que a terceirização traz vantagens, como acesso a expertise e eficiência administrativa, enquanto a manutenção interna do departamento pessoal possibilita controle direto e personalização no atendimento às necessidades da empresa. Assim, a decisão entre esses modelos deve considerar fatores como a cultura organizacional e a adaptação às demandas do mercado, ressaltando que não há uma solução única para todas as organizações.</p> Deise da Silva Santos, RICARDO SANTANA DE ALMEIDA, Patrícia Paula Bellon Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/142 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA E A ALIENAÇÃO DIGITAL https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/143 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo aborda de forma introdutória a relação entre o atual estágio do capitalismo, evidenciando a organização dos grandes detentores dos meios de produção com a acumulação potencializada por meio das plataformas digitais, em especial as redes sociais, tão utilizadas ao redor do mundo. Para isso, a pesquisa foi delineada por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, amparando-se em uma leitura crítica, no intuito de apresentar como as </span><em><span style="font-weight: 400;">bigtechs</span></em><span style="font-weight: 400;"> podem beneficiar-se a partir do acesso dos indivíduos na rede mundial de computadores, oferecendo a partir de suas características e perfil de acesso, produtos e serviços por meio de propagandas impulsionadas, as quais são direcionadas mediante algoritmos previamente definidos, potencializando o endividamento da grande massa da população e a acumulação de mais capital para as corporações que agem nos bastidores. Trata-se ainda dos resultados da iniciação científica da autora do material, realizada durante o ano de 2024 na Faculdade ALFA Umuarama - UniALFA. Notou-se por meio dos levantamentos que as relações mediadas pela internet podem ser grandes ferramentas para dominação das massas e enriquecimento de uma pequena parcela da população.</span></p> Evelyn Loreine Antonholi, Thiago Silva Prado Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/143 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300 A RELAÇÃO ENTRE A VULNERABILIDADE SOCIAL E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB O OLHAR DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/138 <p>O presente resumo expandido fala sobre a relaxa existente entre as vulnerabilidades e o que isso pode trazer de dificuldades no aprendizado dos alunos sob a ótica da psicopedagogia institucionais escolar.<sup>se</sup></p> Thalita Cristina Conchon de Siqueira , Alessandra Correia da Silva, Anna Paula Francisco Gato , Laís Bueno Tonin Copyright (c) 2025 Revista Scientia Alpha https://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/rsa/article/view/138 Thu, 08 May 2025 00:00:00 -0300