PESQUISA: PESQUISA: AVALIAÇÃO SOBRE O ATENDIMENTO NO COMÉRCIO DE UMUARAMA- PARANÁ

  • Ana Paula Oliveira Becker Alvarenga FAU
Palavras-chave: Qualidade; atendimento; cliente.

Resumo

A qualidade do atendimento tem sido um motivo de grande preocupação, pois o perfil do consumidor tem mudado muito ao longo dos anos, estando cada vez mais exigente em relação a preço, qualidade e principalmente no atendimento. Outro ponto importante é que o comércio local tem perdido espaço para o e-commerce e por este motivo os empresários devem investir cada vez mais em atendimentos personalizados, uma vez que a qualidade deste atendimento é essencial para prospectar novos clientes, bem como, para fidelizar clientes já existentes. Diante deste cenário, fez-se necessário realizar uma pesquisa, junto aos consumidores, para entender: Qual é sua satisfação em relação ao atendimento do comércio da cidade. A pesquisa foi realizada ao longo de três meses, a partir de março de 2019, sendo aplicada por alunos do Programa Jovem Aprendiz, ligados a instituição mantida pelo comércio e supervisionada pelas docentes e tem como público alvo da pesquisa as pessoas que compram no comércio da cidade.

Referências

BERG, E. A. Manual de Atendimento ao Cliente: Tudo que você precisa saber para Conquistar e Manter Clientes. Curitiba: Ed. Juruá, 2013.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

COBRA, M. H. N. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1985.

DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao público nas organizações: quando o marketing de serviços mostra a cara. Brasília: Senac, 2009.

KOTLER, P. Administração de marketing. 10.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

KOTLER, P. Administração de marketing. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

PINHEIRO, R. M. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

TURBAN, E. Comércio eletrônico: Estratégias e Gestão. São Paulo: Editora Prendice Hall, 2004.

Sinopse do censo demográfico Paraná, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=29&uf=41 Acesso em: 10 nov. 2018.
Publicado
2019-11-05