O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A revista Scientia Alpha, recebe apenas textos inéditos, em fluxo contínuo para sua edição anual. Os(as) interessados(as) devem enviar o texto pelo sistema online https://revista.alfaumuarama.edu.br/. Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

Os originais serão submetidos à aprovação nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de especialistas ad hoc e do conselho editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.

  1. Submissão de textos e normas editoriais

Todos os textos submetidos à Revista devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:

  • Artigo científico: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia e resultados. Entre 31 e 40 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas. São aceitos artigos de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos. Especialistas e graduandos poderão submeter artigos co-assinados por um Mestre ou Doutor.

Todos os artigos, devem apresentar as seguintes informações:

  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
  • Quanto às normas de citação e referência, a Revista segue as orientações da ABNT, conforme orientações abaixo. 
  • Os artigos não podem vir com qualquer tipo de identificação dos autores no corpo do texto. O preencimento dos autores, deve ser feito no sistema.

TIPOS DE SEÇÕES ACEITAS

A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conlusão e Referências, com no mínimo, 12 páginas e no máximo, 15 páginas. 

2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conlusão e Referências, com no mínimo, 12 páginas e no máximo, 15 páginas. 

3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Humanas, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Resultados e Discussão; Referências, com no mínimo, 12 páginas e no máximo, 15 páginas. 

4) Resumo Expandido, podem ser enviados trabalhos em andamento que contenham os resultados esperados, parciais ou trabalhos concluídos,  estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Resultados e Discussão; Referências, com 5 páginas.

 Estrutura do artigo:

Template disponível em: http://revista.alfaumuarama.edu.br/index.php/alfa/template

TÍTULO: negrito, fonte 14, centralizado

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;). 

Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA; 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al.

Observação:

É obrigatória a utilização do modelo da estrutura indicada. Os trabalhos que não estiverem na estrutura indicada, serão rejeitados.

Instruções para elaboração de referências - Todos os títulos e documentos citados deverão ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a ABNT em vigência, e as referências devem seguir esse modelo padrão da revista.

  1. Processo de avaliação dos textos

Os artigos submetidos à Revista são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos, para isso, a avaliação é as cegas, por isso, a importância da não identificação nos textos, para que seja assegurada a imparcialidade. O texto será submetido para dois avaliadores e em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos estão sujeitos a três pareceres:

- aceito como está;

- aceito com revisões;

- recusado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • Relevância do objeto
  • Pertinência teórico-metodológica
  • Clareza da argumentação
  • Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

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